Encantos do Inverno

-------------------------------------

Venha ver de pertinho este espetáculo da natureza

no Village Praia do Rosa


Saiba mais sobre Descontos Progressivos em Setembro

História

Baleia Franca

Uma gigante aventureira

______

Considerada hoje um símbolo de preservação, a Baleia Franca carrega uma história de resistência digna de admiração.


A espécie franca - de nomenclatura científica Eubalaena Australis - pode atingir até 17 metros de comprimento, sendo que sua cabeça ocupa quase um quarto de todo seu corpo. Pesando em média 50 toneladas sua boca boca abriga cerca e 250 pares de cerdas. O “borrifo” da espécie é bastante característico, em forma de “V”, podendo atingir até 8 metros de altura, sendo mais visível em dias frios e com pouco vento. Mas talvez a sua característica mais marcante seja o conjunto de calosidades presentes no alto e nas laterais da cabeça, as quais já nascem com o animal. A distribuição e formato das calosidades permitem o reconhecimento individual de cada baleia. Como na maioria dos cetáceos, não se tem certeza da idade máxima que uma Franca pode atingir. No entanto, avistamentos da mesma baleia ao longo do tempo sugerem que a espécie possa viver por mais de 70 anos.


O nome “Franca” foi lhe atribuído por conta desta espécie ser um animal relativamente dócil e de hábitos costeiros. Infelizmente, tais características fizeram destas baleias presas fáceis para caçadores, devido a sua grande aproximação da costa do país.

À caça às baleias Francas quase levou a espécie à extinção. No entanto, a prática foi proibida no Brasil em 1985 e atualmente centenas de baleias continuam a migrar para a costa brasileira todos os anos, sendo motivo de alegria por onde passam.

Turismo

Praia do Rosa

Na rota da Baleia Franca

______

Após a proibição da caça, a chegada das Baleias Franca passou a ser motivo de alegria, atraindo turistas de diversas partes do país, que viajam até o litoral para apreciar esse espetáculo dos mares bem de pertinho, durante os meses de julho a novembro. As Baleias Francas passam o verão nos pólos, migrando para águas tropicais mais quentes durante o inverno, onde ficarão por alguns meses para acasalar e amamentar seus filhotes.


No Brasil, uma pequena parte do litoral sul catarinense - conhecida como “Rota da Baleia Franca” - é abençoado com a visita das gigantes, incluindo a Praia do Rosa, situada no distrito de Imbituba. Localizada 70km ao sul de Florianópolis, a Rota da Baleia Franca integra os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna, 3 lindas localidades com praias paradisíacas, onde os turistas podem apreciar a chegada das baleias.

Vem pro Village

O mascote Gasparzinho

convida você a viver essa experiência

______

Localizado no canto sul da Praia do Rosa, o Village é um condomínio de casas à beira mar, de onde é possível avistar as baleias a olho nu, seja do do deck do gramado, da varanda das acomodações ou do salão de café da manhã. Engajado com o turismo de experiência, nos meses de avistamento, o Village proporciona aos seus hóspedes, todos os sábados de julho e agosto, uma palestra no café da manhã seguida de trilha guiada pelos arredores do condomínio, de onde também é possível avistar as majestosas Francas.


E foi aqui, pertinho do Village que foi avistado, há cerca de 2 anos, um bebê baleia albino. O “Gasparzinho” como ficou conhecido entre os locais, nasceu nas água da Praia do Rosa e todo inverno retorna para sua “cidade natal”. O filhote é muito aguardado por turistas e moradores e gera sempre grande emoção quando avistado, por ser um dos únicos bebês baleia albino a aparecer na costa nos últimos 10 anos.

Conservação

Preservar é preciso

Instituto Australis

______

A antiga caça à baleia no Brasil estendeu-se da Bahia até o sul de Santa Catarina. A estação baleeira mais ao sul do Brasil foi erguida em Imbituba, no ano de 1796. O consumo da carne nunca foi o objetivo das capturas de baleias nas Armações da Costa Sul do Brasil, mas sim para extrair sua camada de gordura, a qual era utilizada para a produção de óleo destinado à iluminação.


A partir da captura da última Baleia Franca em Santa Catarina, por volta de 1973, a espécie chegou a ser considerada extinta em águas brasileiras - a caça só viria a ser oficialmente proibida em 1985 - mesmo assim, em 1981, o Vice-Almirante Ibsen de Gusmão Câmara deu início ao Projeto Baleia Franca, cujo objetivo fundamental segue até hoje sendo a garantia da sobrevivência e a recuperação populacional da espécie no Brasil. Já em 2015, surge o "Instituto Australis" uma entidade civil sem fins lucrativos que atua na Pesquisa e Monitoramento Ambiental para auxiliar na manutenção das atividades do Projeto Baleia Franca.

Saiba mais sobre o Projeto

Village: uma experiência completa

Blog Wellness

Atrações e Eventos

Casando na Praia

GOSTA DE PRAIA NA BAIXA TEMPORADA ?

Preencha o formulário e fique sabendo em primeira mão sobre PROMOÇÕES e atrações da baixa temporada na PRAIA DO ROSA.